A base da Comissão Organizadora é composta por Docentes Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEPG, atuantes na linha de pesquisa Uso e Manejo do Solo, com participação de pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Diretoria do NEPAR e representante do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR).
O referido evento ocorre bienalmente e de forma itinerante. Neste ano, o evento ocorrerá no Premium Vila Velha Hotel, à Rua Balduíno Taques, 123 – Centro, Ponta Grossa (PR), 84043-560. O evento contará com aproximadamente 450 (quatrocentos e cinquenta) participantes, sendo que deste montante, cerca de 50% (cinquenta por cento) é constituído por discentes da graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias e os demais, composto por docentes, pesquisadores, técnicos, representantes e empresários do Setor Agropecuário.
Ao longo dos 03 (três) primeiros dias do evento ocorrerão 26 (vinte e seis) conferências e palestras. Os palestrantes (www.rpcs2019.com.br) são renomados pesquisadores, docentes e técnicos de destaque nacional e internacional, oriundos das mais diversas instituições paraenses de ensino superior, pesquisa, inovação e extensão rural, do setor produtivo agropecuário, e de instituições das mais diversas unidade da federação (Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco ) e do exterior (EUA). Os principais temas relacionados à Ciência do Solo serão abordados, sobretudo, a problemática inerente à necessidade de intensificar a produção de grãos, fibra, energia, madeira, etc. visando atender às necessidades não apenas da população atual, mas das futuras gerações. No último dia do evento ocorrerão 03 (três) minicursos e 01 (uma) excursão técnica na região.
Além do mais, o NEPAR-SBCS procederá o lançamento do “Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná”, na primeira manhã do evento. Na ocasião, estarão presentes autoridades paranaenses do setor de Agricultura e Pecuária. Considerando que, na atualidade, problemas inerentes à perda de solo e contaminação de águas com defensivos agrícolas, fertilizantes, sedimentos, dentre outros, é um dos maiores problemas da agricultura paranaense, o material didático a ser lançado no evento será, sem dúvida, essencial para apoiar a tomada de decisão dos profissionais das Ciências Agrárias, Ambientas e Recursos Naturais.
A Reunião Paranaense de Ciência do Solo ocorre, pela primeira vez, na região dos Campos Gerais – “berço do plantio direto”. Nessa região práticas de agricultura conservacionistas foram desenvolvidas e disseminadas para os mais diversos e distantes ambientes de produção nos trópicos/subtrópicos. Além disso, o ano de 2019 é o marco de 50 (cinquenta) anos da criação da UEPG. Portanto, esses fatos reforçam o contexto histórico da UEPG nos cenários regional, estadual, nacional e internacional, no tocante à geração e transferência de conhecimentos em prol de uma atividade agropecuária mais sustentável – foco principal do evento.
A VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo tem sido apoiada por instituições público e privadas, tais como Iapar, Emater-PR, SBCS e Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais. Diversas instituições têm patrocinado o referido evento. Até o momento, a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo conta com patrocínio das seguintes instituições/empresas: Colégio Ponta Grossense SEPAM, Sistema FAEP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná – SENAR-PR, Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, e Sindicato Rural), Premium Vila Velha Hotel, Agrocete GRAP, Calpar Calcário Agrícola, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Tecnal Equipamentos Científicos, Fundação Municipal de Turismo (FunTur), Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa (COMTURPG), Ponta Grossa Turística, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
Para mais informações acesse: